Depois de sair do Brasil pela primeira vez em uma viagem encantadora a Santiago do Chile e Mendoza, chegou a hora de atravessar o Atlântico e pisar pela primeira vez na Europa. Foi uma viagem muito planejada e que deixou lições importantes para a minha organização quando o assunto é pegar a mala e sair por aí!!
Como o roteiro foi extenso e cada cidade tem muito para contar, dividi as informações detalhadas em um post referente a cada destino, além de algumas experiências específicas, como hotéis, restaurantes, pontos turísticos e, claro, perrengues…
Destino: Amsterdam, Paris, Londres – com Rio de Janeiro na ida e Frankfurt na volta Data da viagem: 03 a 24 de maio de 2014
Minha segunda viagem internacional começou muito antes do dia em que embarquei no Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. Não contratamos nenhuma agência nem guia e como estava muito feliz/ansiosa com a viagem – considerando o roteiro grande, três países diferentes, vários passeios e até a língua bem diferente (no Chile nos viramos relativamente bem com o portunhol) – fiz tudo com bastante antecedência. Ao todo, ficamos 22 dias fora de casa.
As passagens, por exemplo, compramos em outubro de 2013 em uma promoção que achamos na Lufthansa. Depois disso, nunca mais compramos as passagens com tanta antecedência, mas a promoção era boa e valeu a pena!
Compradas as passagens, comecei a pensar em como ajustar tantos lugares incríveis para visitar e aproveitar o máximo possível de cada cidade. Inicialmente, Amsterdam não estava no roteiro, mas incluímos depois de combinarmos de encontrar com amigos por lá.
Se na viagem pro Chile nem tinha comprado um guia, desta vez comprei um para cada destino, li blogs de viagem (adoro o Viaje na Viagem e o Melhores Destinos), devorei contas do Instagram referentes a cada cidade até que chegou o esperado dia de viajar!!
Esquenta – Rio de Janeiro
Nosso vôo para a Europa saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim (ou Galeão) então decidimos curtir uns dias no Rio de Janeiro antes da viagem e visitar minha tia avó que mora lá. Na época ela morava em um apartamento muito fofo em Copacabana. Sempre que lembro daquele lugar penso: moraria ali facinho facinho. Mas minhas considerações sobre o Rio de Janeiro ficam para outro post.
O vôo saía na noite de segunda-feira (5), então chegamos no sábado (3) na Cidade Maravilhosa e curtimos um pouco da vibe que só o Rio de Janeiro tem.
Amstedam – 2 dias inteiros
Chegamos no primeiro destino no fim da tarde do dia 6 de maio, com dois dias inteiros pela frente. Foi pouco tempo? Com toda a certeza do mundo! Amsterdam tem muito o que fazer, mas o roteiro que fizemos por lá foi muito bom para o pouco tempo que tivemos.
Deu pra ficar encantada com os canais, tomar muita cerveja – especialmente Heineken – e visitar museus incríveis como o Van Gogh e a casa onde Anne Frank e sua família se esconderam dos nazistas.
Tanta história pra contar rende vários posts e eles estão todos reunidos aqui!
Paris – 4 dias inteiros
No quarto dia de viagem (dia 9 de maio) seguimos para Paris de trem. Embarcamos no trem da Thalys na Centraal Station no começo da tarde e três horas depois chegamos a Gare Du Nord, em Paris. Compramos as passagens desse trajeto com três meses de antecedência, pelo site da companhia mesmo, sem nenhum problema.
Em quatro dias inteiros conseguimos fazer bastante coisa, mas também ficaram para a próxima viagem alguns itens do roteiro e outras coisas que nem chegamos a cogitar nessa primeira visita. Lendo bastante e conversando com várias pessoas que já tinham passado por Paris, a minha expectativa para conseguir fazer tudo ficou alta, mas decidimos que iríamos fazer as coisas com calma, no nosso tempo, para a viagem não se transformar apenas em uma missão para dar ok nos itens da lista.
Assim passeamos bastante por Paris, andamos mais ainda, comemos bastante crepe com Nutella e conseguimos aproveitar a Tour Eiffel, a Notre Dame, o Louvre e outros locais inesquecíveis. Pra saber como foram os meus dias em Paris, confere o post!!
Londes – 7 dias inteiros
Se em Paris decidimos seguir no nosso ritmo, em Londres conseguimos fazer isso na prática muito bem! Chegamos à terra da rainha no dia 14 de maio, num trem da Eurostar após a viagem de aproximadamente uma hora entre as estações Gare Du Nord, em Paris, e St Pancras, em Londres.
Ficamos hospedados na casa de uma prima, o que ajudou bastante na sensação de aconchego e no nosso descanso depois de vários dias andando sem parar. A parada ‘em família’ foi bastante especial e, além disso, o marido da minha prima é inglês e aproveitamos para treinar o idioma com ele.
A cinza Londres se revelou muito ensolarada para nós! No post sobre Londres conto como aproveitamos os dias de sol e os levemente nublados também! Passamos pelo Big Bem várias vezes, demos a volta na London Eye, visitamos museus importantes como Tower of London e a Tower Brigde e ainda fizemos o tour nos estúdios da Warner onde foram gravados os filmes do Harry Potter. A chuva apareceu apenas no dia de ir embora e por causa disso ganhamos um dia a mais na nossa viagem…
Frankfurt – a surpresa
Atraso no voo de volta, uma turbulência que me fez chorar de medo, aeroporto fechado. Todo o stress virou uma surpresa bastante agradável para encerrar a viagem: 24 horas em Frankfurt. A cidade que só serviria como ponto de conexão ganhou vida no nosso roteiro e fez com que conhecêssemos amigos bastante especiais.
Tirando o horário de dormir, foram algumas horas passeando por Frankfurt. E conseguimos aproveitar muito bem a cidade que eu tanto ouvi falar na faculdade de Jornalismo por causa da Escola de Frankfurt (onde Horkheimer e Adorno teorizaram sobre a comunicação de massa e seus efeitos sobre a sociedade). Confira como foi na prática as nossas horas em Frankfurt!!
Se a viagem de ida foi bem tranquila, a volta foi tensa por conta da turbulência do vôo entre Londres e Frankfurt e o medo de que isso se repetisse. Além disso, estávamos cansados, apertados (nos acomodaram ‘no meio do meio’ das poltronas do avião), mas valeu super a pena! E se voltar pra casa é muito bom, quando a mãe prepara uma feijoada pra nos recepcionar é melhor ainda!!