América Latina,Chile,Santiago

La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago

Pablo Neruda tinha três casas no Chile, que se tornaram museus e estão abertas para visitação. La Chascona, fica em Santiago; La Sebastiana, em Valparaíso; e Isla Negra, em Isla Negra, no centro do Chile. Durante a minha visita a Santiago em maio de 2013, não consegui visitar La Sebastiana, pois fiz um bate-volta para Valparaíso e Viña del Mar. Além disso, Isla Negra não estava no roteiro, então garanti a vista a La Chascona em Santiago!

A casa de Pablo Neruda em Santiago fica no Bella Vista, bairro super charmoso, aos pés do Cerro San Cristóbal. Tinha agendado a visita com antecedência, mas no dia o almoço no Patio Bella Vista atrasou e acabamos perdendo o horário. Conseguimos reagendar sem problema nenhum.

A construção é super interessante, mas não é permitido tirar fotos lá dentro, apenas na área externa! Neruda construiu a casa para sua amante, Matilde Urrutia, apelidada de La Chascona por conta de sua cabeleira vermelha. Na casa, inclusive, tem um retrato dela com duas cabeças, que foi pintado por Diego Rivera, e entre os cabelos de Matilde aparece o perfil de Pablo.

 A construção é inspirada em um barco, com janelas redondas, decoração naval e outros tantos detalhes marítimos no projeto do arquiteto Germán Rodríguez Arias, que teve participação intensa do poeta.

Valeu muito a pena fazer a visita guiada, assim ficamos sabendo de detalhes e histórias que se passaram por lá. A mais impressionante é o que aconteceu após o golpe militar chileno, em setembro de 1973. Neruda morreu um dia após o golpe e a casa foi alvo de vandalismo, ficando bastante danificada. Mesmo assim, o velório do poeta foi realizado ali mesmo. Matilde morou no local até sua morte, em 1985.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *