Além do Aconcagua e a viagem pela Cordilheira dos Andes, outro motivo que me levou a Mendoza foi a fama de uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo. Por isso, contratei no hostel onde estava hospedada um Tour do Vinho.
Saímos do hostel pela manhã com destino a três vinícolas da região, com perfis diferentes. Uma grande e moderna, outra bastante artesanal e uma familiar. No fim do passeio, um almoço temático bem gostoso!
As vinícolas que visitamos foram a Navarro Correas, a Bodega Viña El Cerno e a Bodega Cavas de Don Arturo.
Em todas elas passamos pelas instalações, acompanhamos todo o processo de produção e fizemos a degustação de vinhos de diferentes uvas. E o que também foi muito legal foi aprender com quem entende do assunto sobre como fazer a degustação da bebida.
Entre as dicas que ‘levamos pra vida’, foi fazer movimentos circulares com a taça, para movimentar o liquido e fazer com que o gosto fique mais agradável e intenso. Além disso, um dos guias do tour nos ensinou a colocar a taça com o vinho na frente de um guardanapo branco, para ver a intensidade da cor da bebida, e também analisar as ‘lágrimas’ que se formam na taça quando fazemos os movimentos circulares. Quanto mais intensa a lágrima que se forma, mais encorpado o vinho é.
Terminamos o tour com um almoço no restaurante Cava de Cano, onde uma mesa cheia de delícias nos esperava. No menu, empanadas, guisado argentino, queijos, salames, azeitonas, milho e mais vinho.
Será que foi uma delícia? Sim ou com certeza!!