…e ainda tinha muito mais coisa para ter curtido!
Tá aí um país incrível e que me surpreendeu demais! Em 15 dias aproveitamos muito tudo o que o país tem a oferecer e ainda poderíamos ter aproveitado muito mais, já que o Peru tem atrações maravilhosas.
Fato é que o que vimos vai muito além das belezas do Machu Picchu. Tivemos uma experiência de ver, sentir e ouvir que deixou gostinho de quero mais.
Destino: Lima, Cusco e Machu Picchu (com paradas pelo caminho)
Data da viagem: 29 de outubro a 12 de novembro de 2022
Assim como aconteceu com outras viagens nossas, a ida ao Peru foi planejada, quase realizada, adiada e acabou ficando em stand-by por um tempo até que decidimos fazer acontecer. Eu sempre acho que acaba sendo melhor assim, pois dessa maneira a gente pesquisa mais, tem mais experiência e acaba aproveitando melhor o lugar. Aquilo: tudo acontece na hora que tem que acontecer.
Mas a verdade é que acho que essa viagem foi bem redondinha, com a possibilidade de curtir do jeito que a gente gosta: com calma, aproveitando ao máximo o que cada lugar tem, sem a neura de achar que precisa fazer absolutamente tudo. Porém, cada um tem seu jeito, estilo e esquema de viajar e cada um aproveita do jeito que quer. Né?! O importante é viajar, se divertir e ser feliz.
E o que encontramos foi um país que tem muito orgulho e valoriza sua história, o que me fez refletir bastante sobre o quanto valorizamos e prestigiamos os nossos povos originários aqui no Brasil. Mas isso é assunto para outro momento (e quem sabe um roteiro de viagem?!).
Primeira parada: Lima!
Em três dias e meio foi possível conhecer museus, restaurantes, parques e sítios arqueológicos, sem falar na vista incrível do alto de um rochedo, de frente para o Oceano Pacífico. Como que não vai ser sensacional?

Para não fazer muito suspense e deixar tudo pro post só sobre Lima, dou um gostinho do que curti por lá: jantar em um restaurante que está entre os melhores do mundo, visita a catacumba, a um sítio arqueológico datado do ano 500 d.C. e até compra de ingresso com cambista para garantir a ida a um show de águas. É só clicar e conferir!
Cusco: 4 dias inteiros
Cusco tem aquele estilo que eu amo: cidade histórica, charmosa e com ruas fofas. Coisa pra fazer também não falta, além das cidades próximas, no Vale dos Incas. O “umbigo do mundo” também foi base para uma visita a Pisac e de onde partimos rumo a Machu Picchu.
Todos os detalhes eu deixei aqui nesse post especial sobre o império dos incas.

Machu Picchu
Levamos três dias para chegar efetivamente às ruínas de Machu Picchu, mas não fizemos nenhuma parte da trilha inca! Isso porque o caminho todo é uma atração e resolvemos aproveitar todo o trajeto.
Saindo de Cusco, passamos por três localidades antes de chegar a Ollantaytambo, onde fica a última estação de trem que leva a Aguas Calientes e que vale uma noite.
Em Aguas Calientes ficamos duas noites, para fazer a visita a cidade perdida dos incas sem pressa. E antes de voltarmos pra casa, mais uma noite em Cusco, com vista privilegiada da Catedral sem nem precisar tirar a cabeça do travesseiro e a certeza de que tivemos uma oportunidade incrível de estar em um dos lugares mais encantadores que visitei.

E ainda tem mais com o que se encantar no Peru! Já tenho na lista pelo menos mais uma viagem, para conhecer o que não entrou nesse primeiro roteiro:
- Oásis Huacachina
- Paracas
- Arequipa
- Puno
- Lago Titicaca
- Laguna Humantai
- Linhas de Nazca